Pesquisa da síntese dos referenciais teóricos na formação contínua de professores dos anos iniciais no campo conceitual multiplicativo
Palavras-chave:
Formação contínua, Campo conceitual multiplicativo, Anos iniciaisResumo
Este artigo apresenta um excerto de uma tese de doutorado em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O intuito de nosso estudo é realizar sínteses dos referenciais teóricos mais empregados em dissertações e teses brasileiras sobre a formação continua de professores dos anos iniciais no campo conceitual multiplicativo. No entanto nosso objetivo neste artigo é apresentar o desenvolvimento da pesquisa e seus dados iniciais. Ametodologia utilizada neste estudo é documental- metassíntesequalitativa, no qual a coleta de dados foi realizada em plataforma de busca de dissertações e teses: Biblioteca Digital Nacional de Dissertações e Teses e Banco de Teses da Capes. Utilizando-se para isso palavras –chave retiradas de nossa temática: formação contínua, campo conceitual multiplicativo e anos iniciais.
Referências
ALENCAR, E. S. D. Conhecimento Profissional Docente de Professores do 5 ° ano em uma escola com bom desempenho em Matemática: o caso das estruturas multiplicativas. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática): UNIBAN , São Paulo, 2012.
ARAÚJO, A. M. A passagem da 4 serie para 5 série o que pensam professores dessas series sobre od conteúdos essenciais de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação): UFPR Curitiba, 2003.
ARRAIS, U. B. Expressões aritméticas: crenças, concepções e competências no entendimento do professor polivalente. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática): PUCSP São Paulo, 2006.
BANCO DE TESES DA CAPES. Banco de teses da Capes. 2014. Disponível em http://capesdw.capes.gov.br/?login-url-success=/capesdw/> acessao em 15 de agosto de 2014
BIBLIOTECA Nacional de Teses e Dissertações. Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, 2013. Disponivel em: <http://www.bdtd.ibict.br>. Acesso em: 20 setembro 2013.
BRASIL, M. E.C. Parametros Curriculares Nacionais : Matemática. Ministerio da Educação e da Cultura. 1997
CAMEJO SILVA, A. A constituição dos saberes da docência: uma análise do campo multiplicativo. Tese ( Doutorado em Educação Matemática): PUCSP, São Paulo, 2009.
CAMPOS, E. G. J. D. As dificuldades na aprendizagem da divisão: análise da produção de erros dos alunos do ensino fundamental e sua relação com o ensino praticado pelos professores. Dissertação ( Mestrado em Educação): Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2007.
CANOAS, S. S. O campo Multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1 a 4 série). Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática): PUCSP São Paulo, 1997.
CANOVA, R. F. Crença, concepção e comptencia dos professores do 1 e 2 ciclo do ensino fundamental com relação a fração. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática): PUCSP São Paulo, 2006.
CARVALHO, MA pratica do professor de anos iniciais no ensino da matemática e a utilização de recursos tecnológicos. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática): UNIBAN São Paulo, 2012
CERVANTES, P.Uma formação continuada sobre as frações. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática): UNIBAN São Paulo, 2011.
EWBANK, M. S. A. O ensino da Multiplicação para crianças e adultos: conceitos princípios e metodologia. Tese (Doutorado em Educação): UNICAMP- FE Campinas, 2002.
FIORENTINI D. e NACARATO, A. M. Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática : investigando e teorizando a partir da prática / Dário Fiorentini e Adair Mendes Nacarato (organizadores). — São Paulo : Musa Editora; Campinas, SP : GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos.Campinas: Autores Associados, 2006, 226p.
FORMOSINHO, J. e ARAUJO, J. Formação contínua de professores em portugal (1992-2011). Os efeitos de um sistema de formação.Revista de Educação Educerê et Educare vol.6 nº11 1º semestre, 1º semestre de 2011.
GOMES, R. Saberes docentes de professores das séries iniciais sobre frações. Dissertação.UFRJ , Rio de Janeiro 2010
GREGOLON , V.A operação de multiplicação : um pensar pedagógico para os anos iniciais. Dissertação. UNIJUI – RS 2005
GHEDIN, E. A reflexão sobre a prática cotidiana – caminho para a formação continua e para o fortalecimento da escola enquanto espaço coletivo. In: BRASIL . Ministério da Educação .Formação contínua de professores. Boletim 13. Salto para o futuro. Tv escola . 2005
MARCELO,C.Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona, EUB, 1995.
GARCIA SILVA, A. D. F. G. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental, tendo comonobjeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações. Tese ( Doutorado em Educação Matemática): PUCSP , São Paulo, 2007.
MERLINI, V. L. As pontencialidades de um processo formativo para a reflexão na e sobre a pratica de uma professora dass series iniciais: um estudo de caso. Tese ( Doutorado em Educação Matemática): PUCSP , São Paulo, 2012.
NEVES, R. D. S. P. A divisão e os números racionais: uma pesquisa de intervenção psicopedagógica sobre o desenvolvimento de competências conceituais de alunos e professores. Tese ( Doutorado em Educação): UNB Brasília, 2008.
NÜRNBERG, J. Tabuadas: significados e sentidos produzidos pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação ( Mestrado em Educação ): UNESC , Criciuma, 2008.
PERRENOUD, P. Formação contínua e obrigatoriedade de competências. L Educateur, Paris, 1966.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.Disponivel em : <http://pacto.mec.gov.br/> Acesso em : fevereiro de 2014.
QUEIROZ, A.A conceitualização sobre estruturas aditivas e multiplicativas no uso de formas de representação visual em uma interface educativa.Tese UFES 2012
ROCHA, C. A. A formação docente e o ensino de problemas combinatórios: diversos olhares , diferentes conhecimentos. Dissertação ( Mestrado em Educação): UFPE, Recife, 2011.
SANTANA, M.O acaso, o provável, o conhecimentos probabilísticos de Fundamental.Dissertação UFPE. Recife 2011
determinístico, professores
concepções e do Ensino
SANTOS, A. D. O conceito de Fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico junto a professores que atuam no Ensino Fundamental. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática): PUCSP São Paulo, 2005.
SANTOS, A. D. Processo de formação colaborativa com foco no Campo Multiplicativo: um caminho possível com professoras polivalentes. Tese (Doutorado em Educação Matemática): PUCSP , São Paulo, 2012.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Education Researcher, Londres, v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb. 1986.
SILVA, J. O. D. Um curso de atualização para professores do ciclo I utilizando novas tecnologias no ensino de Matemática. Dissertação ( Mestrado em Educação ): UFSCAR , Sâo Carlos-SP, 2013.
SOARES, F. C. C. O ensino Desenvolvimental e a aprendizagem de Matemática na 1 fase do Ensino Fundamental. Dissertação ( Mestrado em Educação): Universidade Católica de Goais , Goiânia , 2007.
SOUZA, M.Formação contínua de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: aprender e ensinar problemas do campo multiplicativo.Dissertação (Mestrado em Ciencias e Matemática) UNICSUL, São Paulo, 2010.
VASCONCELOS, C. F. B. S. D. A reconstrução do conceito de dividir na formação dos professores: o uso do jogo como recurso tecnológico. Dissertação (Mestrado em Educação): UFAL , Macéio, 2008.
VERGNAUG , G. La teoría de los campos conceptuales. Recherches en didáctique des mathématiques, p. 133-170, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).





