Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está com espaçamento entre linhas de 1,5; fonte Times New Roman tamanho 12; justificado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para os Autores, na página Sobre a Revista.
  • O trabalho está redigido em português, inglês ou espanhol
  • O trabalho foi elaborado por no máximo 6 autores(as).
  • As propriedades do documento foram removidas para garantir a avaliação às cegas

Diretrizes para Autores

Submissão:

Para enviar o seu trabalho para a REVISPATTTUR você deverá realizar o cadastro no site. Se você já possui um login e senha de acesso clique aqui. Se você ainda não é cadastrado, clique aqui.

Após realizar o seu cadastro, faça o acesso com seu login e senha para submissão do seu manuscrito. Utilize a opção Nova submissão e verifique as Diretrizes para o(s) autor(es) e autora(s). Lembre-se que é necessário cadastrar todos os(as) autores(as) que participaram da elaboração do trabalho. Para concluir o cadastro do(s) autor(es) e/ou autora(s) é necessário informar o link do Currículo Lattes e o ORCID de todos eles. Por isso, sugerimos que o(a) autor(a) e os co-autores(as) realizem, primeiramente, seus cadastros nessas plataformas.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES(AS):

A REVISPATTTUR não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado a comunidade científica regional, nacional e internacional.

 

Apresentação dos Originais

Todos os textos submetidos à REVISPATTTUR devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Word ou compatível com ele.

O(s) autor(es) e autora(s) devem baixar os Templates (Artigo e Folha de Rosto) para seguir rigorosamente suas orientações, com o intuito de respeitar toda a diagramação pré-estabelecida no arquivo.

 

Estrutura da folha de rosto:

A folha de rosto deve conter título no idioma original e esclarecimento da procedência do artigo [tese ou projeto de pesquisa financiado, com as informações em até 2 linhas]. Se houver mais de um autor(a), o(s) mesmo(s) deve(m) ser claramente identificado(s). Não serão aceitos artigos com mais de 6 autores. Na folha de rosto devem ser apresentados os seguintes dados dos autores:

Dados pessoais de cada autor(es) e/ou autora(s): nome, formação e titulação, instituição, correio eletrônico, orcid ID (obrigatórios) e link do Currículo Lattes (obrigatório para autor(es) e autora(s) brasileiros).

 

Estrutura dos manuscritos:

Para os artigos científicos, relatos de graduação, relatos de experiência, debates teóricos e metodológicos contemporâneos, seguir a estrutura abaixo:

  • título em dois idiomas (português, espanhol e/ou inglês);
  • resumo em dois idiomas (português, espanhol e/ou inglês);
  • palavras-chave (até 5) em dois idiomas (português, espanhol e/ou inglês), seguindo o Tesauro Brasileiro de Turismo. http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/vocab/index.php
  • são tópicos obrigatórios: Introdução, Metodologia, Referencial teórico, Resultados, Discussão, Considerações finais ou Conclusões e Referências. Os tópicos podem ser nomeados de acordo com a preferência do(s) autor(es) e autora(s).
  • corpo do texto, imagens, tabelas, quadros, notas de rodapé, etc, se houver (inseridos no corpo do texto);
  • referências em ordem alfabética;

Para as resenhas e entrevistas, a estrutura é mais livre, devendo seguir o modelo do template no que se referem às demais orientações, inserindo o título, também, em dois idiomas.

Os artigos científicos, os artigos acadêmicos e os debates teóricos e metodológicos contemporâneos, sempre inéditos, devem conter um mínimo de 15 e máximo de 25 páginas. Os  relatos de experiência devem ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. As resenhas e entrevistas devem ter entre 5 e 7 páginas. Em todos os tipos de publicação as margens devem ter: esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm. Para o corpo do texto, citações diretas curtas e citações indiretas usar fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado, com parágrafo de 1,25. As citações diretas longas devem vir com recuo de 4,0cm, espaçamento entrelinhas simples e fonte Times New Roman, tamanho 10 (seguir modelo do Template).

Na primeira página, o título do artigo deve ser digitado em fonte Times New Roman, caixa baixa, com a primeira letra em Maiúscula, tamanho 14, em negrito, centralizado no alto da página, com espaçamento simples entre linhas. O título em outro idioma (português, espanhol e/ou inglês) deve seguir a mesma formatação;

- O primeiro resumo deve estar no idioma em que será redigido o artigo.

- Deve constar, pelo menos, um resumo em outro idioma, seja este português, espanhol ou inglês, a depender do idioma em que será redigido o artigo. Em quaisquer situações, este deve ser feito por profissional do idioma;

- Resumo (em português), Resumen (em espanhol) ou Abstract (em inglês) devem ser em fonte Times New Roman, tamanho 10, justificados, com espaçamento simples entre linhas, contendo de 150 a 200 palavras. As palavras-chave devem ser entre três e cinco, separadas entre si por ponto e vírgula, grafadas em letras minúsculas e devem ser apresentadas em dois idiomas (português, espanhol e/ou inglês), dispostas logo abaixo de cada resumo, respectivamente (seguir modelo do Template).

- Os subtítulos são diferenciados graficamente entre seções de hierarquia iguais (todos em fonte Times New Roman 13, negrito, alinhados à esquerda e somente com a primeira letra em maiúscula). Caso haja hierarquias inferiores em cada seção do artigo, utilizar Times New Roman 12, negrito. Não iniciar nova página para nenhuma seção.

- Não se utilizará notas de fim. As notas de rodapé serão permitidas, mas devem ser utilizadas com parcimônia, somente para aqueles casos estritamente necessários. Devem vir em fonte Times New Roman tamanho 10, justificado, espaçamento simples e em número sequencial (seguir modelo do Template).

- Ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares devem ser anunciados e inseridos no corpo do texto (nunca como anexos), o mais próximo possível da sua menção inicial. Todas as imagens/mapas/gráficos/tabelas/outros apresentados no texto devem ser numerados sequencialmente e denominados figuras. Não há distinção entre os tipos de figuras nessa contagem. A numeração e títulos de cada um desses elementos virão na parte superior dos mesmos e as respectivas legendas ou fontes, na parte inferior (ver Template). Utiliza-se, para tanto, fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples.

- As tabelas e quadros deverão ser devidamente formatadas, de acordo com os recursos próprios do Word ou editor compatível, utilizando a opção “Inserir Tabela”. Após a inserção, deixar a tabela sem bordas, em Times New Roman tamanho 10, espaçamento simplificado.

- As referências devem vir em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores, com espaçamento entrelinhas simples, com recuo especial de deslocamento de 1 cm, fonte Times New Roman tamanho 10 (seguir modelo do Template).

- Para submeter o manuscrito, o(s) autor(es) e autora(s) devem fazer um upload no sistema da revista, com o arquivo correto, em formato Word 2003 ou mais recente, com tamanho máximo de 4 Mb. (Clique aqui para submissão)

- A apresentação de informações numéricas e estatísticas devem seguir rigorosamente as recomendações do manual APA 6a edição.

- Recomendamos que os autores adotem em seu manuscrito as normas do manual APA 7a edição e as diretrizes aos autores aqui especificadas. Manuscritos que não sigam esta orientação serão recusados pela REVISPATTTUR, e não serão encaminhados para avaliação pelos pares. Como fonte para se seguir as normas de publicação da APA 6a edição, recomenda-se a consulta ao seguinte endereço:https://bibliotecafea.files.wordpress.com/2020/03/apresentac3a7c3a3o-apa_setembro-2019.pdf

 

Processo de Avaliação pelos Pares:

Os autores e autoras devem submeter seus trabalhos para a avaliação dessa Revista utilizando o sistema OJS (Open Journal Systems), em conformidade com as Diretrizes para o(s) autor(es) e autora(s), sendo que os mesmos não podem ter sido submetidos, concomitantemente, para outra revista.

Ao serem recebidos, os trabalhos passam por uma pré-avaliação editorial para a verificação do cumprimento das normas definidas nas Diretrizes para o(s) autor(es) e autora(s) e o enquadramento no Foco e Escopo da revista. Na sequência, cumprindo estes requisitos, os artigos serão submetidos à apreciação anônima de pelo menos dois pareceristas, pelo processo de duplo parecer cego (Double Blind Review).

Para assegurar a avaliação cega por pares, o(s) autor(es) e autora(s) devem tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade dos mesmos durante o processo. Isto exige que autores(as), editores(as) e avaliadores(as) (passíveis de enviar documentos pelo sistema como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

- O(s) autor(es) e/ou autora(s) do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo por "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

- A identificação do(s) autor(es) e autora(s) devem ser removidas das propriedades do documento, antes da submissão do trabalho na plataforma. Estas orientações valem para todos os documentos a serem enviados pela plataforma, desde a submissão inicial até a avaliação final do trabalho. Maiores informações: https://aredeurbana.com/2020/07/07/como-remover-autoria-de-arquivos-do-word/

O Editorial da Revista orienta os(as) avaliadores(as) que realizem uma criteriosa revisão dos trabalhos indicando, quando necessário, as sugestões e recomendações que serão repassadas ao(s) autor(es) e autora(s), sendo que as sugestões têm caráter facultativo e as recomendações têm caráter obrigatório. Os avaliadores(as) recebem uma ficha de avaliação para revisarem o trabalho, as quais serão encaminhadas ao(s) autor(es) e autora(s) juntamente com o parecer final da submissão. Em caso de pareceres contraditórios, o trabalho poderá ser enviado para um terceiro parecerista.

Por fim, os(as) avaliadores(as) indicam o resultado de sua avaliação, podendo receber os seguintes pareceres: Aprovação, Aprovação após adequações obrigatórias; Reprovação.

Os trabalhos com parecer “Aprovação após adequações obrigatórias” serão devolvidos para que o(s) autor(es) e autora(s) realizem os ajustes solicitados, com prazo pré-determinado para devolução do documento, sendo que as adequações serão avaliadas pelos editores e/ou avaliadores(as) da Revista. 

Os trabalhos submetidos à revista serão dispostos em fila de textos para avaliação, por ordem de chegada.

 

 

Artigos Científicos

Publicação acadêmica que apresenta e discute resultados e processos produzidos em uma dada pesquisa científica, e se referem aos estudos relacionados às pesquisas de Especialização, Mestrado, Doutorado e outras investigações científicas conduzidas por graduados ou pós-graduados. Deve ser uma produção original, com clareza nos métodos científicos adotados, rigorosa fundamentação teórica e abordando os resultados (esperados ou obtidos, parcial ou finais) com discussão fundamentada.

Debates Teóricos e Metodológicos Contemporâneos

Visa tratar de conceitos, teorias e metodologias contemporâneas à práxis do fenômeno do turismo, com vistas a embasar aportes e marcos teóricos que possam fundamentar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Devem ser, necessariamente, publicados por autor(es) e/ou autora(s) com titulação de doutorado.

Relatos de Experiência

Visa descrever minuciosamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para as áreas de foco e escopo da revista. Tal descrição considera desde uma vivência profissional até uma prática local, cultural ou popular, com vistas a contribuir no diálogo de saberes, fomentando o debate, intercâmbio e proposição de ideias para a melhor compreensão do fenômeno do turismo. Podem ser publicados relatos tanto de membros da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa em geral.

Artigos Acadêmicos

Publicação acadêmica que apresenta e discute resultados e processos produzidos em uma dada pesquisa científica, e se referem aos estudos relacionados aos projetos de pesquisa, extensão e ensino; iniciação científica; e trabalhos de conclusão de curso. Deve ser uma produção original, com clareza nos métodos científicos adotados, rigorosa fundamentação teórica e apresentação dos resultados alcançados, submetido por estudantes de graduação, e deve ser, necessariamente, publicado em coautoria com os(as) docentes orientadores(as).

Resenhas

Tem como principal objetivo analisar uma publicação nacional ou estrangeira (produções audiovisuais, publicações técnicas, livros, capítulos, legislação, dentre outros) que trate de tema adequado ao foco ou escopo da revista.

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