Resenha: Ferrovia, sociedade e cultura, 1850-1930. Lima, Pablo Luiz de Oliveira. Fino Traço, 2015.

Autores

  • Alfredo Costa

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3955144

Palavras-chave:

Ferrovia, sociedade e cultura, resenha

Resumo

Em 1865, o renomado geógrafo Elisée Reclus postulava que "a Geografia não é outra coisa que a História no Espaço, assim como a História é a Geografia no Tempo1". É razoável afirmar que, ainda que o objeto de estudo da geografia seja o espaço, nenhum outro fator se sobressai mais em sua interpretação que o tempo, sobretudo quando se trata de suas transformações. O livro “Ferrovia, sociedade e cultura: 1850-1930”, de autoria de Pablo Luiz de Oliveira Lima - Professor da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - traça uma reflexão dedicada à historiografia da tentativa de transformar, por meio da instalação do transporte rodoviário, à condição brasileira de região periférica em espaço da civilização ocidental, tendo como elemento-chave “o lugar da ferrovia entre a história e a memória” (p.19). Ao longo da construção, traz preciosa análise sobre os processos de integração territorial nacional nos anos finais do Império e iniciais da República.

Referências

Lima, Pablo Luiz de Oliveira. Ferrovia, sociedade e cultura, 1850-1930. Fino Traço, 2015.

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Publicado

12/05/2017

Como Citar

Costa, A. (2017). Resenha: Ferrovia, sociedade e cultura, 1850-1930. Lima, Pablo Luiz de Oliveira. Fino Traço, 2015. evista Espinhaço, 6(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.3955144

Edição

Seção

Resenha