Geogame: uma alternativa lúdica para o ensino de geociências

Autores

  • Juliana Alves Torres Gomes
  • Evelyn A. M. Sanchez

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3954939

Palavras-chave:

Ensino de Geociências, jogos na educação, Geoconservação, Geogame

Resumo

O ensino de Geociências enfrenta grandes desafios, como a falta de uma disciplina específica e recursos didáticos. Para tentar contorná-los é necessário buscar medidas alternativas dentro da realidade do ensino atual. Recursos didáticos podem ser aliados nesta tarefa. O uso de jogos é um recurso didático amplamente disseminado entre todas as disciplinas, podendo trazer contribuições importantes para o ensino de Geociências. O jogo, quando bem utilizado, pode contribuir muito para a aprendizagem, porque ele desafia e provoca o aluno, o que gera maior interesse e prazer. O presente trabalho oferece uma discussão sobre o uso de jogos no ensino de geociências, destacando o Geogame. Este jogo objetiva ensinar Geociências e divulgar o Patrimônio Geológico para os estudantes, principalmente do Ensino Fundamental. Ao fim do jogo, os estudantes-jogadores estarão aptos a reconhecer e entender sobre o Patrimônio Geológico do entorno de Diamantina, ampliando o conhecimento sobre Geociências.

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Publicado

06/07/2018

Como Citar

Gomes, J. A. T., & A. M. Sanchez, E. (2018). Geogame: uma alternativa lúdica para o ensino de geociências. evista Espinhaço, 7(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.3954939

Edição

Seção

Artigos