Prática de ensino não formal: exposição cultural como espaço formativo

Autores

  • Jussiara Dias dos Santos
  • Leomar Moreira Rodrigues
  • Evandro Luiz Mendonça Machado
  • Marcelino Santos de Morais
  • Anne Priscila Dias Gonzaga
  • Danielle Piuzana Mucida

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5127634

Palavras-chave:

Biodiversidade, Educação Ambiental, Geodiversidade, Naturalistas, Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço

Resumo

Este trabalho apresenta a exposição (Re)visitando a Paisagem Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE) com Martius e Spix (1818-2018), realizada em Diamantina entre 2018/2019, como uma prática de ensino em ambiente não formal. A exposição consistiu em banners com informações das paisagens descritas pelos naturalistas Spix e Martius pela RBSE e em práticas sensoriais imergiram os visitantes ao século XIX. Temas abordados como conservação da natureza, degradação ambiental, geodiversidade e biodiversidade regional estão previstos na Base Nacional Comum Curricular nas áreas de Geografia, Ciências, História (ensino fundamental) e Ciências Humanas (ensino médio). Cerca de 2.300 pessoas visitaram a exposição, sendo 450 estudantes da educação básica e 180 do ensino superior. Desenvolvemos práticas como pinturas, dobraduras em papel e o plantio de sementes de espécies nativas do Cerrado descritas na obra Flora Brasiliensis aos finais das visitas. Essas atividades lúdicas desenvolveram-se com entusiasmo por professores e estudantes visitantes.

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Publicado

10/11/2021

Como Citar

Santos , J. D. dos, Rodrigues, L. M., Machado, E. L. M., Morais, M. S. de, Gonzaga, A. P. D., & Mucida, D. P. (2021). Prática de ensino não formal: exposição cultural como espaço formativo. evista Espinhaço, 10(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.5127634

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