Resenha: Serraglio, Diogo Andreola. A Proteção dos Refugiados Ambientais pelo Direito Internacional-Uma leitura a partir da teoria da sociedade de risco, Editora Juruá, 2014.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.3958008Palavras-chave:
refugiados ambientais, direito ambientalResumo
O livro de autoria de Serraglio, de maneira original, realiza uma abordagem das discussões sobre a proteção de ‘refugiados ambientais’ tomando por base a teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck. É uma abordagem inédita no estudo sobre “refugiados ambientais” no Brasil e introduz didaticamente o leitor à complexidade do tema tratado no livro. A pesquisa sobre “refúgio ambiental” ainda é relativamente recente no país, e foi desenvolvida primordialmente em âmbito normativo, reflexo do que ocorre no âmbito internacional. A relação entre a sociedade de risco e os refugiados ambientais dá origem à mobilidade humana causada pela incapacidade do homem moderno administrar os riscos por ele criados, com o incessante desenvolvimento industrial. A excessiva interferência humana na natureza ocasiona consequências inevitáveis como o aumento de temperatura, de gases de efeito estufa, maior intensidade e frequência de desastres naturais. Mas, se no caso de conflitos armados não há necessidade de se justificar o motivo de fuga de pessoas, sendo reconhecida como óbvia, o mesmo não pode ser dito no caso da discussão sobre “refugiados ambientais”.
Referências
Serraglio, Diogo Andreola. A Proteção dos Refugiados Ambientais pelo Direito Internacional-Uma leitura a partir da teoria da sociedade de risco, Editora Juruá, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espinhaço

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.