Resenha: Temas da Geografia na Escola Básica. Cavalcanti, Lana de Souza (Org.). Papirus, 2016.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.3956653Keywords:
Geografia, ensino de geografiaAbstract
Os desafios de pensar o ensino da geografia como uma proposta que priorize os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos evidencia as dificuldades enfrentadas pelo professor, na competência da sua atuação profissional, para articular conhecimentos disciplinares, pedagógicos, didáticos e da prática cotidiana. O foco nos conhecimentos pedagógicos dos conteúdos surge da preocupação em debruçar sobre temas e problemas no campo da Geografia em sala de aula, e as reflexões apresentadas trazem contribuições acerca desta proposta imprescindíveis para o tratamento do ensino. Neste sentido, considerando a relevância desta temática, o livro “Temas da Geografia na educação básica”, organizado por Lana de Sousa Cavalcanti, apresenta bases metodológicas que mesclam as matérias ensinadas e as didáticas, os conhecimentos e os conteúdos, os conteúdos e metodologias e a relação entre as práticas do cotidiano e a formação conceitual.
A obra possui 224 páginas, distribuídas ao longo de oito capítulos no qual destacam as seguintes temáticas: cidade/município, relevo, rochas e solos, mundo rural, população, globalização e espaço. Os capítulos que estruturam o livro foram escritos por professores e profissionais que possuem trajetória de destaque no campo do ensino da geografia e da formação docente. Os autores alicerçam seus embasamentos teóricos no campo da didática da Geografia no Brasil e na América Latina.
References
Cavalcanti, Lana de Souza (Org.). Temas da Geografia na Escola Básica. Papirus, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Espinhaço
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.