Resenha: Moura, Ana Clara Mourão (Org.). Tecnologias de geoinformação para representar e planejar o território urbano. Interciência, 2016.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.3958100Palavras-chave:
geotecnologias, SIGResumo
A socialização de tecnologias inovadoras embasadas na informação espacial pode indicar uma popularização de ferramentas direcionadas ao conhecimento e estudo do espaço habitado. O reconhecimento e a observação do território em que se insere criam novas perspectivas ao cidadão, contribuindo para uma percepção mais ampla do espaço geográfico. Neste interim, quando se trata de sua aplicação na gestão e planejamento do locus urbano, o geoprocessamento pode ser considerado instrumento essencial em prol de um desenvolvimento urbano coerente aos anseios socioambientais. As geotecnologias permitem, a partir da sobreposição de informações, adquirir respostas confiáveis que subsidiam a tomada de decisão em distintos temas da gestão municipal, que vão desde o planejamento da infraestrutura urbana até a elaboração de cenários que apontem alterações no uso e cobertura do solo.
Considerando esta relevância, Tecnologias de geoinformação para representar e planejar o território urbano, livro organizado por Ana Clara Mourão Moura, apresenta as bases conceituais e possibilidades de construção metodológica nas tecnologias do geoprocessamento, que sejam frutíferas ao planejamento e ordenamento territorial urbano. A obra possui 320 páginas, sendo dividida em doze capítulos, que foram inseridos em três grandes tópicos. O livro é resultado de parcerias acadêmicas advindas de eventos científicos, disciplinas e cooperação internacional embasada em projeto interdisciplinar registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com a temática “geodesign e modelagem paramétrica da ocupação territorial”.
Referências
Moura, Ana Clara Mourão (Org.). Tecnologias de geoinformação para representar e planejar o território urbano. Interciência, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espinhaço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.