A performance do candomblé: uma encruzilhada no exterior

Autores

  • Prof. Dr. Paulo Universidade de Brasília – UNB

Palavras-chave:

Cultura, Candomblé, Imaginário, Estética, Performance no exterior

Resumo

Propõe-se este artigo mostrar como a cultura afro brasileira foi recebida e interpretada no exterior. A França foi, sem dúvida, o maior espaço de interpretação do Candomblé brasileiro. A tradição de Roger Bastide e seu amigo Pierre Verger foi o começo de uma cartografia e um desenho da cultura yorubá que veio alargando os olhareseiluminando caminhos para uma nova tradição. Outros estudiososcomo a francesa GiselleBinon- Cossad, Juana Elbein dos Santos, Rita Laura Segato e outros estrangeiros que enfrentaram várias encruzilhadas para compreender a dinâmica complexa dos terreiros no Brasil. Cada um com seu olhar e sua fotografia, testemunha de maneira singular a complexidade da cultura afro-brasileira. Tais olhares foram significativos na construção das performances afro que fizeram do terreiro um estético, ritualístico e poético.

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Publicado

21-10-2025

Como Citar

Petronilio Correia , P. (2025). A performance do candomblé: uma encruzilhada no exterior. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 2(4), 31. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/740