A Educação a Distância no Ensino Superior: perspectivas para a aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs

Autores

  • Neilane de Souza Viana Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias Digitais, Políticas Públicas

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a aprendizagem mediada pela utilização das TDICs no ensino superior, tendo como objeto de enfoque o sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB, que oferece cursos de graduação na modalidade a distância. Para tal é necessário apresentar brevemente algumas abordagens conceituais de Estado, Educação e Políticas públicas, bem como o cenário social. Além disso, convém mencionar algumas teorias de aprendizagem a partir de Piaget e Vygotsky devido ao perpasse pelo processo de interatividade evidenciado na educação a distância através das TDICs. É necessário também apresentar o funcionamento da educação distância, modalidade tal utilizada pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 2ª Edição. Campinas SP: Autores Associados, 2008.

BRAGA. Elayne de Moura. Os elementos do processo de ensino-aprendizagem: Da sala de aula à educação mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Vozes do Vale. Nº 02- Ano I- outubro, 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

Brasília, DF, Senado, disponível

em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.> Acesso em 04 de agosto de 2013.

BRYM, R; LIE; J; HAMLIN, C; MUTZENBERG, R; SOARES, E E MAIOR, H. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.319-354.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FOSSILE, Dieysa Kanyela. Construtivismo versus sócio-interacionismo: uma introdução às teorias cognitivas. Revista ALPHA. Patos de Minas: UNIPAM, (11):

-117, Agosto, 2010. Disponível em:

<http://alpha.unipam.edu.br/documents/18125/23730/construtivismo_versus_socio_i nteracionsimo.pdf> Acesso em 23 de janeiro de 2014.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em 28 de julho de 2013.

LEVY. Piérre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34, Nova Fronteira, RJ, 1994.

_____________Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo Ed. 34, 1999.

MAIA, Carmem. Guia Brasileiro de Educação a Distância. São Paulo, Esfera, 2002.

MASETTO, M. T., BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8 ed, São Paulo: Papirus, 2000. Cap. 3, p. 133-173.

MORAN, José Manuel. Novos caminhos do ensino a distância, CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dezembro de 1994, páginas 1-3.

MOURA, Ruy Manoel. A Internet na Educação: um contributo para a aprendizagem

Autodirigida. Inovação, 1998. p.11,177-129. Disponível em

http://rmoura.tripod.com/internetedu.htm >. Acesso em 02/08/2013

VELOSO. Ricardo Viana. O ciberespaço como ágora eletrônica na sociedade contemporânea. Ci. Inf. [on line]. 2008, vol. 37, n2, PP. 103-109.

VYGOTSKY, L. S.. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

WEBER, Marx. Ciência e Política: duas vocações. Capítulo II – a Política como vocação. São Paulo Cultrix, 1970.

Downloads

Publicado

01-05-2014

Como Citar

de Souza Viana, N. (2014). A Educação a Distância no Ensino Superior: perspectivas para a aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs . evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(5), 15. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/781