Explorando o Aeromodelismo como Promotor de Interdisciplinaridade e Extensão em Cursos Superiores de Ciência e Tecnologia

Authors

  • Lucas Jardim Aráujo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Alice Camilo Duarte Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Ana Flávia Souza Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Rheuel Abner Nunes Gonçalves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Thiago Heron de Queiroz Gonçalves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Márcio Macedo Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.70597/vozes.v13i28.1039

Keywords:

Aeromodelismo,, Projeto Integrador, Interdisciplinaridade,, Ensino de Ciência e Tecnologia, Extensão.

Abstract

O aeromodelismo, além de um hobby, é uma plataforma robusta para a aplicação de princípios de ciência e engenharia. O presente trabalho propõe a construção de um aeromodelo como projeto integrador para fomentar a interdisciplinaridade com potencial extensionista em cursos interdisciplinares em ciência e tecnologia. Detalha-se o processo construtivo do protótipo, evidenciando a relação com conceitos de física, aerodinâmica e engenharia. A pesquisa inclui testes empíricos de velocidade máxima e capacidade de carga em voo, realizados por observação visual e análise sistemática de vídeos. A proposta apresentada integra conhecimentos de diversas áreas – abrangendo mecânica, materiais, aerodinâmica e sistemas de controle – tendo o potencial de estimular a implementação de atividades interdisciplinares em cursos de graduação através do aeromodelismo. Propõe-se uma atividade de extensão vinculada ao projeto integrador como uma
oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, promovendo a popularização da ciência e despertando o interesse de jovens.

References

ANAC. Agência Nacional de Aviação Civil: Fórum de pró-reitores de extensão das instituições

públicas de educação superior brasileiras. Brasília, DF: [s.n.], 2020.

Aula de Aeromodelismo. Aeromodelismo na sala de aula: Projeto Asa de Sagui. 2025. Projeto

educacional.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o

século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRANDãO, Carlos Rodrigues. Educação popular antes e agora. Ideação, v. 15, n. 1, p. 10–24,

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES no 7, de 18 de dezembro de 2018.

Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 19 dez. 2018.

FAZENDA, Ivani Catarina Leal. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas:

Papirus, 2002. 11 p.

FIRãO, Vanessa; OLIVEIRA, Paulo; FREITAS, André. Materiais alternativos e sustentáveis em

projetos de aeromodelismo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 45–60,

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária: Fórum de pró-reitores de extensão

das instituições públicas de educação superior brasileiras. Brasília: FORPROEX, 2012.

MOHAN, Ned; UNDELAND, Tore M.; ROBBINS, William P. Eletrônica de potência: conversores,

aplicações e design. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

MORAIS, Vinicius Souza et al. Projeto de construção de um aeromodelo como auxílio nos

estudos de engenharias. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMáTICA APLICADA E

COMPUTACIONAL. Anais da X Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações –

DINCON. Campo Grande, 2011. p. 659.

PAVANELO, Elisangela; GERMANO, José Silvério Edmundo; FREITAS-LEMES, Priscila Lourenço.

A interdisciplinaridade em cursos de engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo

Horizonte, v. 7, p. 1–19, dec 2017.

PEERY, David J.; AZAR, J. J. Aircraft Structures. New York: McGraw-Hill, 1993. P. 115-130.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. São Paulo: Cortez,

SILVA, João; LIMA, Maria; FERREIRA, Carlos. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas

inovadoras no ensino superior. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 26, n. 2, p.

–160, 2021.

SILVA NETO, Osmar da Costa e. Construção de um aeromodelo e suas aplicações científicas.

41 p. Dissertação (Monografia (Bacharelado em Tecnologia da Informação)) —

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros.

UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Projeto pedagógico e

estrutura curricular – bc&t. Teófilo Otoni, MG: [s.n.], 2025. Acesso em: 20 ago. 2025.

Published

2025-12-18

How to Cite

JARDIM ARÁUJO, .; CAMILO DUARTE, .; FLÁVIA SOUZA PEREIRA, .; ABNER NUNES GONÇALVES, .; HERON DE QUEIROZ GONÇALVES, .; MACEDO SANTOS, . Explorando o Aeromodelismo como Promotor de Interdisciplinaridade e Extensão em Cursos Superiores de Ciência e Tecnologia. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 407–425, 2025. DOI: 10.70597/vozes.v13i28.1039. Disponível em: https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/1039. Acesso em: 25 dec. 2025.

Issue

Section

Trabalhos da VIII Semana da Engenharia