Explorando o Aeromodelismo como Promotor de Interdisciplinaridade e Extensão em Cursos Superiores de Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.70597/vozes.v13i28.1039Palavras-chave:
Aeromodelismo,, Projeto Integrador, Interdisciplinaridade,, Ensino de Ciência e Tecnologia, Extensão.Resumo
O aeromodelismo, além de um hobby, é uma plataforma robusta para a aplicação de princípios de ciência e engenharia. O presente trabalho propõe a construção de um aeromodelo como projeto integrador para fomentar a interdisciplinaridade com potencial extensionista em cursos interdisciplinares em ciência e tecnologia. Detalha-se o processo construtivo do protótipo, evidenciando a relação com conceitos de física, aerodinâmica e engenharia. A pesquisa inclui testes empíricos de velocidade máxima e capacidade de carga em voo, realizados por observação visual e análise sistemática de vídeos. A proposta apresentada integra conhecimentos de diversas áreas – abrangendo mecânica, materiais, aerodinâmica e sistemas de controle – tendo o potencial de estimular a implementação de atividades interdisciplinares em cursos de graduação através do aeromodelismo. Propõe-se uma atividade de extensão vinculada ao projeto integrador como uma
oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, promovendo a popularização da ciência e despertando o interesse de jovens.
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