Avaliação da qualidade dos serviços prestados numa perspetiva do cliente externo
Palabras clave:
Qualidade, Prestação de Serviço, Clientes Externos, Percepções, Ensino SuperiorResumen
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade da prestação de serviço no ensino superior no caso da Universidade Federal do Maranhão do ponto de vista do cliente externo. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia de estudo de caso. A análise dos resultados da pesquisa empírica foi fundamentada no tratamento quantitativo dos dados amostrais. Por meio da utilização da ferramenta SERVPERF foi possível analisar as perceções do cliente externo em relação ao serviço oferecido pela organização de ensino superior. Em termos globais, a maior parte dos respondentes reclamam da falta de infraestruturas, da capacitação dos funcionários, da falta de comunicação interna, da morosidade na obtenção de informação, da falta de clareza e simpatia na prestação dos serviços. São áreas que potenciam a aplicação de medidas de gestão com vista a aumentar a qualidade percebida do serviço.
Citas
ALFORD, J. Defining the client in the public sector: A social exchange perspective. Public Administration Review, v. 62, n. 3, p. 337-346, 2002. ISSN 1540-6210.
ALVES, M. D. P. Avaliação e qualidade das organizações. Lisboa: Escolar Editora, 2009.
BITNER, M. J. Servicescapes: the impact of physical surroundings on customers and employees. The Journal of Marketing, p. 57-71, 1992. ISSN 0022-2429.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CASSELL, C. et al. Qualitative methods in management research: an introduction to the themed issue. Management decision, v. 44, n. 2, p. 161-166, 2006. ISSN 00251747.
CHIEN, C. S.; MOUTINHO, L. The external contingency and internal characteristic of relationship marketing. Journal of Marketing Management, v. 16, n. 6, p. 583-595, 2000. ISSN 0267-257X.
CRONIN JR, J. J., & TAYLOR, S. A. . Measuring service quality: a reexamination and extension. The Journal of Marketing, v. 56, n. 3, p. 55-68, 1992.
CROSBY, P. B. Quality is free. New York: McGraw-Hill, 1979.
DEMING, W. E. Out of the crisis. Cambridge: University Press, 1992.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FORNELL, C.; WERNERFELT, B. Defensive marketing strategy by customer complaint management: a theoretical analysis. Journal of Marketing research, p. 337-346, 1987. ISSN 0022-2437.
FOUNTAIN, J. E. Paradoxes of public sector customer service. Governance, v. 14, n. 1, p. 55-73, 2001. ISSN 1468-0491.
FREDERICKSON, H. G. Public administration in the 1970s: developments and directions. Public Administration Review, v. 36, n. 5, p. 564-576, 1976. ISSN 0033-3352.
JURAN, J. M. "How to think about quality". In J. M. Juran & A. B. Godfrey (Eds.), Juran's quality handbook (5th ed.) New York: McGraw Hill, 1999.
KANDAMPULLY, J. Service quality to service loyalty: A relationship which goes beyond customer services. Total Quality Management, v. 9, n. 6, p. 431-443, 1998. ISSN 0954-4127.
KASPER, H.; VAN HELSDINGEN, P.; GABBOTT, M. Services marketing management: a strategic perspective. Chichester: John Wiley & Sons, 2006.
LING, K. C.; PIEW, T. H.; CHAI, L. T. The impact of resource input model of education quality on the overall students’ perceived service quality. Canadian Social Science, v. 6, n. 2, p. 125-144, 2010. ISSN 1923-6697.
MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de marketing. 4. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
MORRISON, E. W. Organizational citizenship behavior as a critical link between HRM practices and service quality. Human Resource Management, v. 35, n. 4, p. 493-512, 1996. ISSN 1099-050X.
MOSAHAB, R.; MAHAMAD, O.; RAMAYAH, T. Comparison of service quality gaps among teachers and students as internal and external customers. International Journal of Marketing Studies, v. 2, n. 2, p. p13, 2010. ISSN 1918-7203.
NEVES, J. A gestão da Qualidade Total no Sector Público da Administração Pública. Recursos Humanos Magazine, v. Julho/Agosto, p. 34-50, 2002.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. The Journal of Marketing, p. 41-50, 1985. ISSN 0022-2429.
SALOMI, G. G. E.; MIGUEL, P. A. C.; ABACKERLI, A. J. SERVQUAL x SERVPERF: comparação entre instrumentos para avaliação da qualidade de serviços internos. Gestão & Produção, v. 12, n. 2, p. 279-293, 2005.
YIN, R. K.-Z. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).





