Ensino de Português nos Estados Unidos: uma compilação
Palavras-chave:
Português para falantes de outras línguas, Ensino, Universidades estadunidensesResumo
Com a expansão e a consolidação da área de Português para Falantes de Outras Línguas, observa-se uma crescente demanda pela aprendizagem do português por estrangeiros e, consequentemente, pelo ensino dessa língua em contextos variados. Do interesse de explorar este crescimento, surgiu a ideia de compilar trabalhos já desenvolvidos com foco na história, no desenvolvimento e nas perspectivas para o ensino de português em universidades nos Estados Unidos. Ao fazer um levantamento de trabalhos já publicados sobre esse assunto, este estudo pretende contribuir para o mapeamento do ensino e da expansão do português em universidades estadunidenses e reunir informações importantes que, muitas vezes, isoladas, podem levar mais tempo para refletir no ensino e na pesquisa.
Referências
BASTOS, N. M. O. B.; HANNA, V. L. H. Bilinguismo, multilinguismo e falantes transnacionais nos EUA: o caso do ensino de português como língua estrangeira. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 185-210.
CARVALHO, A. Portuguese at the University of Arizona . Portuguese Language Journal, v. 4, p. 1-3, fall. 2010. Disponível em: <http://www.ensinoportugues.org/wpcontent/uploads/2011/05/Port_at_U_of_Arizona.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2013.
COSTAS, R. Brasil em alta impulsiona ensino de português no mundo. Disponível em:
<http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/120926_portugues_cursos_ru.sh tml>. Acesso em: 10 ago. 2013.
ELLISON, F. P., et al. Modern Portuguese: a project of the Modern Language Association of America. New York: Alfred A. Knopf, 1971. Distributed by Random House.
FERREIRA, F.; GONTIJO, V. Why, who and where? Portuguese language learners and types of motivation. Portuguese Language Journal, v. 5, p. 1-30, fall. 2011.
Disponível em:
<http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/Ferreira.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2013.
FITZGIBBON, V. C. Brigham Young University: o português presente há mais de 60 anos. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 211-227.
FURTOSO, V. B. (Org.) Formação de professores de Português para Falantes de Outras Línguas: reflexões e contribuições. Londrina : EDUEL, 2009.
_______. Português para falantes de outras línguas: aspectos da formação do professor. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina.
GOMES DE MATOS, F. A pedagogia no Instructor´s Manual for Modern Portuguese: uma leitura crítica, 40 anos depois. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 11-20.
GONÇALVES, L. O ensino de português como segunda língua nos EUA: desafios antigos e recursos inovadores. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 43-56.
IGEL, R. PLE: português como língua especial. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 143-152.
JOUËT-PASTRE, C. Mapping the world of the heritage language learners of
Portuguese: results from a national survey at the college level. Portuguese Language Journal, v. 5, p. 1-27, fall. 2011. Disponível em:
<http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/Clemence-revised-106-11.pdf >. Acesso em: 5 ago. 2013.
KELM, O. R. Innovative technologies and the teaching of Portuguese. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 99-117.
LIMA, I. M. Língua portuguesa atrai jovens nos EUA. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 junho 2012. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/empregos/50628-lingua-portuguesa-atrai-jovensnos-eua.shtml>. Acesso em: 2 ago. 2013.
LUNA, J. M. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. 236 p.
LUNA, J. M. F. Por uma historiografia da formação de professores de protuguês como língua estrangeira nos Estados Unidos. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 21-41.
MILLERET, M. The Study of Portuguese in the USA and at the University of New Mexico. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012a. p. 57-78.
MILLERET, M. Portuguese Study in Higher Education in the United States. Hispania, v. 95, n. 1, p. 135-150, march. 2012b.
RECTOR, M. R. S.; AMORIM, M.; GERBER, M. L. Working Portuguese for Beginners. Working Language Series. Washington, D. C.: Georgetown University Press, 2010.
RISNER, M. The study of Portuguese and Brazilian culture in the business context. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 79-97.
SANTOS, V. A. O ABC do Português: ensino do português como língua de herança nos Estados Unidos. Revista SIPLE, v. 2, n. 2, n.p. 2011.
SCOTT, D. M. O ensino do português nos Estaos Unidos em transição: factores demográficos e sociais. In: CONGRESSO DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2., 2010, Instituto Piaget de Almada. Anais… Instituto Piaget de Almada, 2010.
SILVA, R. S. Blending language teaching for effective and efficient language learning. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 129-141.
SOMERS, P. Patricia, the vintage and post-modern American exchange student. In: LUNA, J. F. (Org.) Ensino de português nos Estados Unidos: história, desenvolvimento, perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 119-128.
ZANATTA, R. T. Abordagens de ensino de cultura na aula de português brasileiro para falantes de outras línguas. In: FURTOSO, V. B. (Org.) Formação de professores de Português para Falantes de Outras Línguas: reflexões e contribuições. Londrina : EDUEL, 2009. p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).





