O uso das TIC pelos professores e alunos Centro de Estudos Brasileiros (Asunción, Paraguay), dentro do contexto educativo e social como ferramentas complementares no processo ensino-aprendizagem de PLE
Palavras-chave:
tecnologias, ensino-aprendizagem, íngua estrangeira, motivação, interaçãoResumo
Atualmente vivemos uma educação inovadora que está passando por um processo de transformação dentro do contexto social onde entra em cena o uso das TIC e seus mais variados recursos tecnológicos que implementa e fortificam o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem e suas variantes. Esta pesquisa tem como o uso das TIC pelos professores e alunos Centro de Estudos Brasileiros (Assunção, Paraguai), dentro do contexto educativo e social como ferramentas complementares no processo ensino-aprendizagem de PLE. Dentro da pesquisa pergunta-se de que maneira os docentes do Centro de Estudos Brasileiros (Assunção, Paraguai) fazem uso das TIC para promover o aprendizado e a motivação do EA dos alunos de PLE do Centro de Estudos Brasileiros? O Objetivo geral proposto é identificar as ferramentas TIC que manifestam usar os docentes do CEB para promover através do processo do ensino a motivação e o aprendizado dos alunos de PLE. Para realizarmos este estudo nos baseamos nos teóricos Fernandez (1998), Demo (2009), Moran (2006), Litto (2010), Piaget (1998), Alacrão (2010), Castells (2007), Masseto (2010), Luckesi (1982) e Almeida (2005). A metodologia é de desenho não experimental; tipo de estudo: descritivo; e enfoque qualiquantitativa. A população entrevistada: 98 alunos dos cursos Intermediários e Superior de PLE, e 5 professoras do Centro de Estudos Brasileiros. Os dados quantitativos foram apresentados em gráficos e os qualitativos em quadros. Concluindo os resultados permitiram descrever estatisticamente os dados coletados, proporcionando análises que satisfazem plenamente os objetivos específicos desse trabalho e que justifica sua relevância por esclarecer seus resultados. Os Resultados desta pesquisa resultaram que é de suma importância, hoje, o uso dos recursos tecnológicos para incentivar a motivação dos alunos no EA de LE, e transformar a prática docente dos professore do CEB, dandolhes oportunidades de trabalharem com atividades dinâmicas e motivadoras com os seus alunos, favorecendo potencialidades dentro do contexto educativo e social dos alunos. Seguindo os resultados da pesquisa conclui-se que tais conhecimentos, sobre o uso das TIC no processo de EA de PLE podem servir como subsídios na idealização de novas estratégias para inovar a prática docente dos professores de PLE, bem como, usando as TIC dentro de suas atividades pedagógicas. as TIC aumenta a interação dentro da sala de aula, e desenvolvendo a socialização aluno/aluno e professor/aluno, e favorecendo um aprendizado colaborativo. O uso das TIC dentro do contexto educativo mudou a concepção de Educação, e com ela podemos expandiu de maneira extraordinária a prática docente favorecendo dinamismo dentro do processo educativo favorecendo potencialidades na aquisição de conhecimentos.
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