Fatores associados ao acesso aos serviços de saúde na concepção de cuidadores de crianças
Palavras-chave:
Crianças, Acesso aos serviços de saúde, Avaliação dos serviços de saúde, Saúde da FamíliaResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar os fatores inerentes aos serviços e as famílias associados ao acesso às crianças de zero a seis anos, em relação ao tipo de serviço de saúde preferencial para o atendimento. Constitui-se de um estudo transversal, em uma amostra aleatória estratificada e proporcional realizada com 384 responsáveis por crianças cadastradas em cinco equipes de saúde da família. As informações foram coletadas por meio do instrumento elaborado e validado no Brasil, chamado Primary Care Assessment Tool (PCATool). Foram realizadas análises descritivas, univariada e de regressão logística múltipla, adotando-se o nível de significância p<0,05. Em relação ao acesso observou-se que a maioria dos entrevistados identificaram as equipes de saúde da família como fonte regular de atenção para o cuidado às crianças (77,6%). Não houve diferenças significativas entre as condições acesso a saúde da família pela forma de organização do serviço. Pode-se concluir, nesse trabalho que o que determinou o acesso aos serviços de saúde da família foram as condições referentes as famílias.
Referências
ALMEIDA, C. Equidade e reforma setorial na America Latina: um debate necessário. Cad Saúde Pública, v. 18, p. 23-36, 2002.
CECILIO, L.C.O. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. In: Pinheiro M, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ-Abrasco; 2001. p. 113-126.
ELIAS, P.E, FERREIRA, C.W, ALVES, M.C.G, COHN, A, KISHIMA, V, ESCRIVÃO JUNIOR, A, GOMES, A, BOUSQUAT, A. Atenção básica em saúde: comparação entre PSF e UBS por estrato de exclusão social em São Paulo. Ciênc Saúde Coletiva, v. 11, p. 643-41, 2006.
HARZHEIM, E, STARFIELD, B, RAJMIL, L, ÁLVAREZ-DARDET, C, STEIN, A.T. Consistência interna e confiabilidade da versão em português do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool-Brasil) para serviços de saúde infantil. Cad Saúde Pública, V. 22, p. 1649-59, 2006.
LEÃO, C.D.A, CALDEIRA, A.P. Avaliação da Associação entre qualificação de médicos e enfermeiros em atenção primária à saúde e qualidade da atenção. Ciência e Saúde Coletiva, v. 16, p. 4415-23, 2011.
LEWIS,M, ESKELAND, G, TRAA-VALEREZO, X. Primary health care in practice: is it effective? Health policy, v 70, p. 3003-325, 2004.
MARTINS, P.C, COTTA, R.M.M, MENDES, F.F, PRIORE, S.E, FRANCESCHINNI, S.C.C, CAZAL, M.M, BATISTA, R.S. De quem é o SUS? Sobre as representações sociais dos usuários do Programa Saúde da Família. Ciênc. Saúde Coletiva, n16,v.3, p.1933-1942, 2011.
RAMOS, D.D, LIMA, M.A.D.S. Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad Saúde Pública, v.19, p 27-35, 2003.
RIBEIRO, L.C.C. Acolhimento às crianças na atenção primária à saúde: um estudo sobre a postura dos profissionais das equipes de saúde da família. 2009, 105f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Saúde) Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
RIBEIRO, C.D.A.L.Avaliação dos Atributos da atenção primária: um enfoque sobre a saúde infantil na estratégia de saúde da família em Montes Claros-Minas Gerais 2009, 78f. Dissertação (Mestrado Profissional)Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2009.
STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia.Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.
SCHIMITH, M.D, LIMA, M.AD.S. Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa Saúde da Família. Cad Saúde Pública, p. 1487-94,2002.
SOUZA, E.C.F, VILAR, R.L.A, ROCHA, N.S.P.D, UCHOA, A.C, ROCHA, PM. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde. Cad. Saúde Pública, p. 100-110, 2008.
TEIXEIRA RR. O acolhimento num serviço de saúde entendido como uma rede de conversações. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas de saúde. Editora da UFRJ:Instituto de Medicina Social; 2003. p. 89-111.
OLIVEIRA MC. Presença e extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde entre os serviços de Atenção Primária à Saúde em Porto Alegre: uma análise agregada. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).





