Investigação-ação: uma estratégia de promoção colaborativa da inovação e mudança de práticas a Português

Autores

  • Maria Isabel Pacheco Cunha Machado Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação
  • Profª. Drª. Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra Universidade Lusófona do Porto

Palavras-chave:

Investigação-ação, Inovação educativa, Mudança de práticas, Disciplina de Português

Resumo

O presente estudo pretende averiguar de que forma a investigação-ação pode constituir uma estratégia de promoção colaborativa de inovação educativa e de mudança de práticas, aplicada ao ensino-aprendizagem da gramática, de alunos do 9º ano de Português. A pesquisa apoia-se num paradigma predominantemente qualitativo, de estudo de caso, tendo como instrumentos testes de avaliação interna e externa, de alunos do 9º ano, em triangulação com os registos de investigaçãoação empreendida pelas docentes participantes.A análise dos resultados permite concluir que a investigação-ação, ao aperfeiçoar o trabalho colaborativo entre professores e alunos, ao longo de um ano letivo, contribuiu, em simultâneo, para o desenvolvimento profissional docente e discente. Em consequência, é significativa a evolução dos alunos no domínio da gramática e nos resultados académicos, à disciplina de Português.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Formação e Supervisão de Professores. Uma nova abrangência. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 119-128, 2009. Acedido em 5 de maio de 2012, em http://sisifo.fpce.ul.pt

AMADO, João.Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra:

Universidade de Coimbra, 2013.

ANDRADE, A., I., &PINHO, A. S. (Orgs.).Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto. Aveiro: Universidade de Aveiro/ CIDTFF (Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores), 2009.

ÁNGEL, Blández.La investigación-acción. Un reto para el professorado: guía práctica para grupos de trabajo, seminarios y equipos de investigación.Barcelona: INDE Publicaciones, 1996.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CANÁRIO, Rui.Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores.

Comunicação apresentada na conferência “Desenvolvimento Profissional de

Professores para a Qualidade e para a Equidade da Aprendizagem ao Longo da Vida”. Lisboa, 2007.

ELLIOTT, John. La investigacíon-acción em educación.Madrid: EdicionesMorata, 2005.

FLICK, Uwe. Métodos Qualitativos na Investigação Científica.Trad. A. Parreira.

Lisboa: Edições Monitor, 2005.

FLORES, Maria Assunção. Aprender a ser Professor: Dilemas e

(Des)Continuidades.Revista de Estudos Curriculares 1, 2: 187 – 210, 2003.

FRANCO, Maria. Amélia. Pedagogia da pesquisa-ação.Educação e pesquisa, 31 (3), 483-502, 2005.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy.Por que é que vale a pena lutar: o trabalho de equipa na escola. Porto: Porto Editora, 2001.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A Escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HARGREAVES, Andy.Os professores em tempo de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: McGraw-Hill, 1998.

KINCHELOE, Joe. Teachers as researchers: qualitative inquiry as a path to empowerment.London: RoutledgeFalmer, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade.Educar, Curitiba, (24), 113-147, 2004.

LIMA, Jorge. As culturas colaborativas nas escolas: Estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto Editora, 2002.

LOPES DA SILVA, Adelina; VEIGA SIMÃO, Ana Maria; SÁ, Isabel. Auto-Regulação da Aprendizagem: Estudos teóricos e Empíricos. Intermeio: Revista do Mestrado em Educação,10, 19, 1-80, 2004.

MCNIFF, Jean. Action Research: Principles and practice. London: Routledge, 1988.

MEDEIROS, Maria Conceição. A Investigação-Acção-Colaborativa como estratégia de formação inicial de professores na promoção do ensino da escrita. Revista Portuguesa de Educação, 15 (1), 169-192, 2002.

MOREIRA, Maria Alfredo. Práticas de colaboração universidade-escola: a investigação-acção na formação de supervisores. In F. Vieira, M. A. Moreira, I. Barbosa, M. Paiva & I. S. Fernandes, No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia,pp.115-135.Mangualde: Edições Pedago, 2010.

MOREIRA, Maria Alfredo. A Investigação-Acção na Formação em Supervisão no Ensino do Inglês - processo de (co-)construção do conhecimento profissional.Braga: I.E.P.- Universidade do Minho, 2005.

NOFFKE, Susan. Action research and democratic schooling: problematics and potentials. In S. E. Nofke& R. B. Stevenson (Eds.), Educational action research: becoming practically critical. New York: TeachersCollegePress, 1-10, 1995.

ROLDÃO, Maria Céu.Formação de Professores baseada na Investigação e Prática Reflexiva. Comunicação apresentada na conferência sobre

“Desenvolvimento Profissional de Professores para a Qualidade e para a Equidade da Aprendizagem ao Longo da Vida”. Lisboa, 2007.

SCHNELLERT, Leyton; BUTLER. Deborah; HIGGINSON, Stephanie. Co-

constructors of data; co-constructors of meaning: Teacher professional development in an age of accountability. TeachingandTeacherEducation, 24, 725-750, 2008.

SERRANO, GlóriaPeréz. (2004). Investigación-acción. Aplicaciones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 2004.

SILVA, Maria Isabel Lopes.Práticas educativas e construção de saberes: metodologias da investigação-acção. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1996.

SOUSA, Alberto. Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

ZEICHNER, Kenneth. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. In J. Diniz-Pereira & K. Zeichner (Orgs.), Justiça social: desafio para a formação de professores, 11-34.Belo Horizonte:

Autêntica, 2008.

ZEICHNER, Kenneth. (2001). Educational action research.In P. Reason & H. Bradbury (Eds.), Handbook of action research. Participative inquiry and practice, pp.273-283.London: Sage Publications, 2001.

Downloads

Publicado

01-10-2014

Como Citar

Isabel Pacheco Cunha Machado , M., & de Nazaré Castro Trigo Coimbra, M. (2014). Investigação-ação: uma estratégia de promoção colaborativa da inovação e mudança de práticas a Português . evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(6), 18. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/840