Protagonismo Feminino no Encontro Cultural de Milho Verde em 2024
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15932122Palavras-chave:
área de proteção ambiental, turismo comunitário, relato de experienciaResumo
Em Minas Gerais, no Milho Verde – distrito do Serro, no Vale do Jequitinhonha – está localizada a sede da Área de Proteção Ambiental Estadual das Águas Vertentes (APAEAV), unidade de conservação de uso sustentável, criada em 1998, com aproximadamente 80.000 hectares. Já o Encontro Cultural de Milho Verde, idealizado em 2000 com o objetivo de expandir os horizontes culturais e proporcionar maior autonomia para os moradores da região, ocorre anualmente desde 2004, na segunda semana de julho. Esta publicação pretende visibilizar um capítulo, em especial, do relatório final do projeto de iniciação científica denominado “Territórios Possíveis, Utopias Reais: Por uma efetiva parceria entre mulheres que protagonizam a economia solidária em áreas protegidas no Alto do Jequitinhonha”. Se trata de um relato de experiência referente às reflexões apreendidas pela bolsista, como uma das coordenadoras na 24ª edição do Encontro Cultural em Milho Verde, realizado entre os dias 21 e 28 de julho de 2024. Dentre os resultados obtidos, destacamos a importância de apoiar e fortalecer as iniciativas lideradas por mulheres em áreas protegidas, promovendo a justiça social e ambiental.
Referências
Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2022). Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE.
Martins Fonseca, Virginia.; Scalco, Raquel Faria. (2023). Indissociabilidade universitária na UFVJM como práxis no contexto das parcerias para o uso público em áreas protegidas. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v 16, n.3, jun, pp. 84-115. Disponível em: https://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ref.php?id=16670
Minas Gerais. Instituto Estadual de Florestas - IEF. (2018). Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Estadual das Águas Vertentes. STCP Engenharia de Projetos Ltda, Curitiba.
Pimentel, Beatriz Carolina. (2020). O programa de voluntariado do ICMBio e sua importância para o turismo em unidades de conservação: Relatos de Experiência nos Parques Nacionais de Lençóis Maranhenses (Barreirinhas, MA) e Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara, CE). (Trabalho de Conclusão de Curso em Bacharel em Turismo). UFVJM, Diamantina.
Tavares, Manuela. Ecofeminismos(S). (2014). Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães, Disponível em: https://www.cdocfeminista.org/ecofeminismo-s/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISPATTTUR - Revista de Turismo: Patrimônios, Territórios descoloniais e Trabalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC BY-NC 4.0