Inclusão no ensino superior: processo, barreiras e ações em um curso de Turismo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12668417

Keywords:

inclusão, barreiras à inclusão, educação inclusiva, ensino superior, turismo

Abstract

Ainda que a inclusão no ensino superior tenha caminhado nas últimas décadas há ainda muito que se desenvolver em sua efetivação. O objetivo é relatar a experiência de inclusão de um discente com paralisia cerebral em um curso de turismo de uma universidade pública brasileira. Foi mobilizada uma equipe de trabalho com docentes e discentes do curso de Turismo e de Fisioterapia, além do apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da instituição e da direção da unidade acadêmica para promoção da inclusão do discente. Foram realizadas reuniões, monitoria especial de acompanhamento à pessoa com deficiência e palestras de sensibilização junto à comunidade acadêmica sobre a temática. Houve remoção de barreiras à inclusão, como algumas barreiras à acessibilidade relacionadas ao ônibus, barreiras atitudinais docentes e em relação ao prazo de integralização do curso. Outras barreiras tiveram resolução parcial, como barreiras à acessibilidade relacionadas a realização de visitas técnicas, arquitetônicas (mobiliário), à comunicação e atitudinais discentes. No entanto, algumas barreiras permanecem não resolvidas, como acesso a outro espaço de aulas do curso e os possíveis obstáculos enfrentados devido às características da paralisia cerebral. Contatamos a superação e/ou minimização de barreiras indicando que houve avanços no processo de inclusão.

Author Biographies

Camila Teixeira Heleno, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Thais Peixoto Gaiad, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Lisandra Machado Goularte, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Fisioterapeuta pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Ana Flávia Andrade de Figueiredo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

References

Beltrão, K. I., Teixeira, M. O., & Simas, H. S. (2023). Inclusion of students with disabilities in Brazilian tertiary Education. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 31(120), 1-36 https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003104164

Brasil (2015). Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Cabral, L. S. A. (2017). Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: Histórico, políticas e práticas. Revista de Educação PUC-Campinas, 22(3), 371-387. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3826

Ferrari, M. A. L. D., & Sekkel, M. C. (2007). Educação inclusiva no ensino superior: Um novo desafio. Psicologia: Ciência e Profissão, 27(4), 636-647. https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000400006

Golin, M. O., & Gomes, C. O. (2013). Tratamento fisioterapêutico na Paralisia Cerebral Tetraparesia Espástica, segundo conceito Bobath. Revista Neurociências. 21(2), 278-285. https://doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8293

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Recuperado de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda

Martins, J. S. A Exclusão Social e a Nova Desigualdade São Paulo: Paulus, 1997.

Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial (MEC/SEESP) (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf.

Moreira, L. C., Bolsanello, M. A., & Seger, R. G. (2011) Ingresso e permanência na Universidade: Alunos com deficiências em foco. Educar em Revista, (41), 125-143. Recuperado de https://www.scielo.br/j/er/a/RmyQMDhnxLSdSfMw7n6WjzH/abstract/?lang=pt

Poker, R, B., Valentim, F. O. D., & Garla, I. A. (2018). Inclusão no ensino superior: A percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional, (número especial), 127-134 http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2018/010

Santos, A. B. (2019). Colonização, Quilombos: Modos e significações. 2 ed. Brasília: Associação de Ciências e Saberes para o Etnodesenvolvimento AYÔ.

Schmidt, B. G., Gerzson, L. R., & Almeida, C. S. (2020). O uso da eletromiografia de superfície como medida de desfecho da fisioterapia em crianças com Paralisia Cerebral: Uma revisão sistemática. Journal of Human Growth and Development, 30(2), 216-226. https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10368

Stevenson, V. L., & Wimalasundera, N. (2016). Cerebral Palsy. Practical Neurology, 16(3), 184-194. https://doi.org/10.1136/practneurol-2015-001184

Published

2024-07-05

How to Cite

Heleno, C. T., Gaiad, T. P. ., Goularte, L. M. ., & Figueiredo, A. F. A. de . (2024). Inclusão no ensino superior: processo, barreiras e ações em um curso de Turismo. evista e urismo: Patrimônios, Territórios escoloniais rabalho, 2(1), 143–158. https://doi.org/10.5281/zenodo.12668417

Issue

Section

Relatos de Experiência