Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO:
A REVISPATTTUR- Revista de Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho foi criada em 2023, e encontra-se sob a Coordenação Editorial do Núcleo de Pesquisa em Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho (PaTTTur) vinculado ao Curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Esta Revista foi criada com o objetivo de difundir o conhecimento científico sobre o Turismo e temas correlatos, visando ampliar as possibilidades de divulgação científica e o intercâmbio de informações sobre a temática.
São aceitos trabalhos que versam sobre o turismo em suas variadas abordagens, dialogando com outros campos do conhecimento, acolhendo saberes diversos, assim como pesquisadores e autores de diferentes instituições que atuam ou pesquisam o fenômeno do turismo.
O público-alvo da Revista concentra-se em pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais e gestores do turismo. No entanto, o foco para submissão concentra-se em trabalhos frutos de pesquisas e ações acadêmicas que contribuam significativamente para o desenvolvimento do turismo e seu conhecimento científico.
A REVISPATTTUR aceita a submissão de diversos tipos de trabalhos acadêmicos originais e inéditos, como: artigos científicos, artigos acadêmicos, resenhas, relatos de graduação, debates conceituais teóricos contemporâneos e entrevistas.
ISSN: 2966-3512
SEÇÕES DA REVISTA
São aceitos para submissão trabalhos em português, inglês e espanhol, que serão publicados na língua em que os mesmos forem enviados.
Áreas de interesse: Turismo e áreas afins.
Periodicidade: Recebimento de artigos por fluxo contínuo, com publicação de um volume anual.
Critérios de autoria:
Serão aceitas submissões de trabalhos na revista elaborados por pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação (este último, em coautoria com seus professores orientadores), bem como por profissionais e gestores do turismo
Esta Revista não publica trabalhos de mesma autoria em um mesmo volume. São aceitas submissões de trabalhos elaborados por no máximo 6 autores(as).
SEÇÕES
- Artigos científicos: publicação acadêmica que apresenta e discute resultados e processos produzidos em uma dada pesquisa científica, e se referem aos estudos relacionados às pesquisas de Especialização, Mestrado, Doutorado e outras investigações científicas conduzidas por graduados ou pós-graduados. Deve ser uma produção original, com clareza nos métodos científicos adotados, rigorosa fundamentação teórica e abordando os resultados (esperados ou obtidos, parcial ou finais) com discussão fundamentada.
- Artigos Acadêmicos: publicação acadêmica que apresenta e discute resultados e processos produzidos em uma dada pesquisa científica, e se referem aos estudos relacionados aos projetos de pesquisa, extensão e ensino; iniciação científica; e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Deve ser uma produção original, com clareza nos métodos científicos adotados, rigorosa fundamentação teórica e apresentação dos resultados alcançados, submetido por estudantes de graduação, e devem ser, necessariamente, publicados em coautoria com os(as) docentes orientadores(as).
- Relatos de experiência: visa descrever minuciosamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para as áreas de foco e escopo da revista. Tal descrição considera desde uma vivência profissional até uma prática local, cultural ou popular, com vistas a contribuir no diálogo de saberes, fomentando o debate, intercâmbio e proposição de ideias para a melhor compreensão do fenômeno do turismo. Podem ser publicados relatos tanto de membros da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa em geral.
- Debates teóricos e metodológicos contemporâneos: visa tratar de conceitos, teorias e metodologias contemporâneas à práxis do fenômeno do turismo, com vistas a embasar aportes e marcos teóricos que possam fundamentar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Devem ser, necessariamente, publicados por autor(es) e/ou autora(s) com titulação de doutorado.
- Resenhas: tem como principal objetivo analisar uma publicação nacional ou estrangeira (produções audiovisuais, publicações técnicas, livros, capítulos, legislação, dentre outros) que trate de tema adequado ao foco ou escopo da revista.
- Entrevistas: tem como principal objetivo publicar entrevistas realizadas com autores(as), autoridades reconhecidas no campo acadêmico ou profissional e outras personalidades que contribuem para o debate relacionado ao fenômeno do turismo. Essa seção fica à cargo do corpo editorial.
Edições temáticas
A revista é aberta a números temáticos organizados a partir de edital próprio. Além disso, a REVISPATTTUR publica dossiês que tenham uma temática/orientação específica. Além dos manuscritos, estas edições temáticas devem conter uma apresentação geral que destaque o tema/contexto proposto pelos organizadores(as).
POLÍTICA DE LIVRE ACESSO
A REVISPATTTUR oferece acesso livre e gratuito a todo o seu conteúdo por meio do Website da Revista, sendo que seus usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir e imprimir os textos completos da revista sem solicitar autorização, desde que para fins não comerciais e dando os devidos créditos. Assim, estamos seguindo o princípio Open Acess, de disponibilização gratuita do conteúdo, visando maior democratização do acesso ao conhecimento científico.
A REVISPATTTUR está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é(são) o(s) autor(es) ou autora(s) e possui os direitos autorais sob seu conteúdo. Confirma, também, que o trabalho é original e inédito e que concorda com os termos da referida licença.
QUESTÕES ÉTICAS
Questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores. Todos os trabalhos resultantes de pesquisas que envolvam sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverão ser claramente descritos nos procedimentos metodológicos.
A REVISPATTTUR segue os padrões nacionais e internacionais de aspectos éticos relacionados à pesquisa com seres humanos (Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466/2012, Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510/2016). Para o fomento a boas práticas editoriais, as questões éticas que não estão relacionadas diretamente à pesquisa com seres humanos devem seguir as Condutas éticas internacionais (Commitee on Publication Ethics - COPE).
POLÍTICA ANTI-PLÁGIO
Ao submeter seus trabalhos à REVISPATTTUR o(s) autor(es) e autora(s) atestam que não estão infringindo nenhum princípio de integridade acadêmica, não estão incorrendo em plágio, autoplágio ou publicação redundante. Desta forma, as normas para submissão de trabalhos para essa Revista exigem do autor(es) e autora(s) que as obras e documentos citados no textos sejam devidamente referenciadas.