O espaço produzido e consumido pelas rodovias: o caso da duplicação da Rodovia dos Tamoios – SP
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.3966393Palavras-chave:
espaço, consumo, rodovias, mobilidadeResumo
Este artigo discute o espaço socialmente produzido e consumido partindo do pressuposto que ele é, primeiramente, transformado no campo das ideias – neste caso, provenientes do ideário capitalista – e que se consolida através de articulações políticas que irão proporcionar as condições necessárias para que essas ideias sejam fisicamente estruturadas no espaço geográfico. Esta forma de estruturação física é denominada nesse trabalho como eixo estruturante que vai propiciar que transformações ocorram. Exemplo disso são as rodovias brasileiras, que polarizaram o crescimento econômico em diferentes regiões e momentos históricos, sempre a partir da mobilidade pautada no automóvel. Para discutir o tema, o trabalho apresenta e analisa criticamente a duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), seus impactos potenciais sobre algumas cidades às suas margens e a falta de integração destas ao contexto das políticas de desenvolvimento regional.
Referências
BRASIL. Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Disponível em: Acesso em agosto de 2013.
CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Parecer Técnico N° 243/11/IE Processo 13523/2007, São Paulo: 2011.
CHAUI, Marilena. O que é ideologia. 14ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço urbano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1995.
DERSA – Desenvolvimento Rodoviário SA – SÃO PAULO. Duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP- 099) - Subtrecho Planalto – Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. São Paulo, 2011.
FREIRE DE MELLO, L.; HOGAN, D. J. População, Consumo e Meio Ambiente. In: HOGAN, D. J. (Org.). Dinâmica populacional e mudança ambiental: cenários para o desenvolvimento brasileiro. Campinas: 2007.
GOTTDIENER, M. A Produção Social do Espaço Urbano. São Paulo: EDUSP, 1993.
HARVEY, David. O Enigma do Capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo,2011.
HOGAN, D, J. Distribuição Espacial da População e Sustentabilidade: Alternativas de Urbanização no Estado de São Paulo, Brasil. Ideias, IFCH - UNICAMP, Campinas, v.8, n.2, p.150-191, 2001.
MARICATO, Ermínia. Metrópole na periferia do capitalismo: Ilegalidade, desigualdade e violência. São Paulo, 1995. Disponível em:
<http://www.fau.usp.br/depprojeto/labhab/biblioteca/te xtos/maricato_metrperif.pdf. >Acesso em agosto de 2013.
RIBEIRO-MOREIRA, P. N.; FREIRE DE MELLO, L. Desenvolvimento Econômico, População e Impactos Ambientais: Mudanças contemporâneas no extremo leste paulista. In: XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2010, Caxambu - MG. XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu MG: ABEP Associação Brasileira de Estudos Populacionais. v. 1. p. 01-18, 2010.
SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos. Reforma Urbana: desafios para o planejamento como práxis transformadora. In: Geraldo Magela Costa; Jupira Gomes de Mendonça. (Org.). Planejamento Urbano no Brasil: trajetória, avanços e perspectivas. Belo Horizonte: C/Arte, v.1, p. 136-155, 2008.
SANTOS, Milton. Espaço & método. 4ª ed. São Paulo: Nobel, 1997.
SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Logística e Transportes – SÃO PAULO. Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes, 2000.
. Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes. Disponível em:
<http://www.transportes.sp.gov.br/programas- projetos_/pddt.asp.> Acesso em agosto de 2013.
. Diretrizes Regionais – PPA 2011-2015. Disponível em: <http://www.planejamento.sp.gov.br/noti_anexo/files/u am/DPR_para_PPA_2012-15.pdf.>Acesso em agosto de 2013
. Enfoque Regional do Estado de São Paulo – 2010. Disponível em: <http://www.planejamento.sp.gov.br/noti_anexo/files/u am/enfoque_regional.pdf.> Acesso em agosto de 2013
SEMEA. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) Relatório de Impacto Ambiental (RIMA): manual de orientação. Serie manuais, marco/91 - 1992: SP ECO/92. Secretaria do Meio Ambiente, São Paulo.
SPDR – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Diretrizes Regionais – PPA 2011-2015, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espinhaço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.