PROFESSORAS NEGRAS NA UFBA

TRANSFORMANDO POR DENTRO

Authors

  • Wellington Santos Instituto Federal da Bahia

Keywords:

Gênero., Professoras Negras., Trajetória.

Abstract

O estudo sobre trajetórias de professoras negras é um campo interdisciplinar que considera que a universidade é um locus de transformação subjetiva dessas mulheres, oriundas de uma posição subalterna, muitas vezes presas ao imaginário social racista predominante no país. Para a realização da pesquisa utilizei a metodologia qualitativa, e neste artigo apresento parte dos resultados alcançados através do método etnográfico, da observação participante na sala de aula e da realização de entrevista semiestruturada em diálogo com a literatura sobre gênero e raça, considerando que todas as dez participantes são autodeclaradas negras e atuam na universidade Federal da Bahia (UFBA). Os resultados apontam para o compromisso com a boa formação d@s estudantes, de um modo geral, e, particularmente, d@s estudantes negr@s, quase sempre minoria nos cursos analisados, além disso é dedicada uma atenção especial à formação da consciência crítica com relação às desigualdades existentes em nossa sociedade.

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Published

2025-11-10

How to Cite

Santos, W. (2025). PROFESSORAS NEGRAS NA UFBA: TRANSFORMANDO POR DENTRO . evista ensamento ociedade, 1(2), 63–81. etrieved from https://revistas.ufvjm.edu.br/revista-pensamento-sociedade/article/view/487