PROFESSORAS NEGRAS NA UFBA
TRANSFORMANDO POR DENTRO
Palabras clave:
Gênero., Professoras Negras., Trajetória.Resumen
O estudo sobre trajetórias de professoras negras é um campo interdisciplinar que considera que a universidade é um locus de transformação subjetiva dessas mulheres, oriundas de uma posição subalterna, muitas vezes presas ao imaginário social racista predominante no país. Para a realização da pesquisa utilizei a metodologia qualitativa, e neste artigo apresento parte dos resultados alcançados através do método etnográfico, da observação participante na sala de aula e da realização de entrevista semiestruturada em diálogo com a literatura sobre gênero e raça, considerando que todas as dez participantes são autodeclaradas negras e atuam na universidade Federal da Bahia (UFBA). Os resultados apontam para o compromisso com a boa formação d@s estudantes, de um modo geral, e, particularmente, d@s estudantes negr@s, quase sempre minoria nos cursos analisados, além disso é dedicada uma atenção especial à formação da consciência crítica com relação às desigualdades existentes em nossa sociedade.
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