A política de formação de professores em cursos da modalidade a distância na UFVJM
Palabras clave:
Educação a Distância, olíticas públicas educacionais, Formação de professoresResumen
No intuito de assegurar a qualidade de ensino, as políticas públicas educacionais vêm se mostrando como solução fundamental intermediada pela educação e o preparo da mão-de-obra qualificada capaz de atender às exigências de competitividade econômica como uma forma de ensino capaz de possibilitar a autoaprendizagem com o uso de recursos didáticos combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação/ informática, hoje conhecida com a modalidade de Educação a Distância. Para tal, o estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica por ser uma importante metodologia para a realização do processo de revisão literária. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo o estudo da importância da interação entre a teoria e a prática na formação docente, donde pode-se concluir que a capacidade de reflexão e a interação entre a teoria e a prática são importantes elementos para o desenvolvimento de processos de formação na modalidade a distância na UFVJM.
Citas
BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Capacitação a distância de professores do ensino fundamental no Brasil. Revista Educação & Sociedade. Campinas, n. 59, agosto, 1997. p. 309-329. ISSN 0101-7330.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
Brasília, DF. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>.
Acesso em 19 ago. 2013.
KENSKI, Vani M. Novas tecnologias na educação presencial e a Distância. ALVES Lynn; NOVA, Cristiane (Org.). In: Educação a Distância uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Democratização da educação: Ensino a Distância como alternativa. In: NETO, F. J. S. L. Educação a Distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. Brasília: Plano Editora, 2001.
MAZZEU, Francisco José Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação de professores. Caderno Cedes, n. 44, abril, 1998. p. 59-72. ISSN 0101-3262.
NOGUEIRA, Solange Maria do Nascimento. Educação a distância e a formação de educadores. ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (Org.). In: Educação a Distância uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
SABBATINI, Renato Marcos Endrizzi. A Plataforma Moodle. Instituto Edumed, 2007. Disponível em <http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf>.
Acesso em 19 ago. 2013.
TIBALLI, Elianda F.A. Considerações pedagógicas sobre formação do professor reflexivo. Revista educativa. v. 4, n. 2, jul/dez, 2001. p. 219-240.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (coord). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, PP.15-35.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: os saberes da docência e a identidade do professor. Revista da faculdade de Educação, São Paulo, vol. 22, n. 2, PP.72-89, jul.-dez.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).





