Convívio entre professores em espaços multidisciplinares: um estudo no curso superior de tecnologia em hotelaria

Autores

  • Marcelo Oliveira da Silva Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Profª. Drª. Maria Inês Corte Vitória Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Palavras-chave:

Formação Continuada, Aprendizado em Espaços Não-Formais, Hotelaria

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação, que versa sobre os espaços multidisciplinares como possibilidade de formação continuada de professores em um curso superior de tecnologia em hotelaria. O objetivo deste estudo é trazer a percepção dos professores sujeitos da pesquisa sobre o convívio entre deles e a possibilidade de formação continuada. Para tanto, abordam-se alguns autores que tratam do tema da educação continuada, em especial aqueles que percebem que há outras possiblidades além dos espaços formais. A pesquisa está qualificada como descritiva, com abordagem qualitativa, e delineada como levantamento em profundidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista. A análise proposta é a de conteúdo. Apresenta-se aqui a análise das respostas das três primeiras perguntas realizadas para compor o corpus de análise da dissertação.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Loyola. 2010.

BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1974.

ENGERS, Maria Emilia Amaral. Educação continuada: uma visão multidisciplinar em diferentes tempos e espaços. In: EGGERT, Edla (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P. 410-420.

ENGERS, Maria Emilia Amaral; GOMES, Vanise dos Santos. Conselhos de classe

como espaço de educação continuada de professores. Educação. Porto Alegre, ano

n. 3, p. 517-529, set./dez. 2007. Disponível em:

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2747/2094> Acesso em: 07 set. 2011.

HAIR JR. Joseph et al. Fundamentos de métodos em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma educação continuada. Porto: Porto Editora, 1999.

MARTINS JR., Joaquim. Trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver e concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Vozes, 2008.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MATTAR NETO, João. Metodologia científica na era da informática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto. Reuniões pedagógicas como espaço de reflexão e construção da docência superior. 32º Reunião Anped. 2009. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5130--Int.pdf> Acesso em: 17 jun. 2010.

PRADA, Luiz Eduardo Alvarado; VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira; LONGAREZI,

Andréa Maturano. Concepções de formação de professores nos trabalhos da

ANPED 2003-2007. 32º Reunião Anped. 2009. Disponível em:

<http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5836--Int.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2010.

TEIXEIRA, Geovana Ferreira de Melo. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim técnico do SENAC: a revista da educação profissional. v. 35, n. 1. Rio de Janeiro: Senac DN, jan./abr. 2009.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

01-05-2014

Como Citar

Oliveira da Silva Oliveira da Silva , M., & Inês Corte Vitória, M. (2014). Convívio entre professores em espaços multidisciplinares: um estudo no curso superior de tecnologia em hotelaria. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(5), 16. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/790