Lições sobre a Universidade: questões relativas ao ensino e à formação docente no contexto da universidade contemporânea

Autores

  • Adaci A. Oliveira Rosa da Silva Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP
  • Maria Luísa Liesack de Carvalho Laiate Universidade de São Paulo – USP
  • Daniella Zanellato Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

Ensino superior, Inclusão discente, Formação docente, América Latina

Resumo

Este artigo discute o lugar da formação superior na sociedade moderna, em tempos de democratização do ingresso na universidade pública, especialmente na América Latina. Tem por objetivos avaliar as questões sobre a inclusão discente, a formação docente e as responsabilidades do poder público quanto às políticas de ensino superior. Recupera os conceitos sobre o caráter social do conhecimento; prática docente e a demanda social por ensino de qualidade. Finaliza sob a consideração de que na AL, em sentido controverso, há tentativas de ajuste social, balizadas por políticas públicas de ensino, mas que enfrentam os desafios da evasão escolar; da massificação do ensino e das carreiras; carência de ações para o aprimoramento docente; sob as condições do contexto social fortemente marcado pelo capitalismo reestruturado do final do século XX

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Publicado

01-05-2014

Como Citar

A. Oliveira Rosa da Silva, A., Luísa Liesack de Carvalho Laiate, M., & Zanellato , D. (2014). Lições sobre a Universidade: questões relativas ao ensino e à formação docente no contexto da universidade contemporânea. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(5), 14. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/792