Espaço, população e economia: dos subespaços proeminentes ao transporte público premente

Autores

  • Ralfo Matos
  • Rodrigo Nunes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3964967

Palavras-chave:

população, transporte público, mercado de trabalho

Resumo

O artigo apresenta os grandes números do Censo sobre algumas questões que afligem boa parte da população brasileira. O estudo mostra a significativa e generalizada redução do desemprego no país, com crescimento da proporção dos trabalhadores formais, acompanhada da redução da participação relativa da capital paulista e seu core imediato no emprego formal, na massa salarial e no Valor Adicionado Fiscal, o que motivou a investigação dos impactos socioespaciais deste processo de desconcentração econômica nas cidades médias brasileiras. Mostra-se que nas cidades médias o tempo de deslocamento gasto no trajeto casa-trabalho é relativamente menor, e assim foram estimados os valores do adicional de remuneração se os custos forçados do deslocamento fossem remunerados pelo valor do rendimento médio. Os resultados mostram o contraste entre os dois subespaços proeminentes (core RMSP e cidades médias), e introduz a questão da premência do transporte público de qualidade nas principais cidades brasileiras na atualidade.

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Publicado

12/10/2014

Como Citar

Matos, R., & Ferreira, R. N. (2014). Espaço, população e economia: dos subespaços proeminentes ao transporte público premente. evista Espinhaço, 3(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.3964967

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