Percepção ambiental, conhecimento sobre natureza regional e práticas de Educação Ambiental de professores de zonas urbana e rural do município de Diamantina, MG
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.3964932Palavras-chave:
percepção ambiental, educação ambiental, ensino fundamental, conhecimento localResumo
Identificamos e comparamos a percepção ambiental, o conhecimento sobre a natureza local e práticas educativas ambientais de professores do ensino fundamental em zonas urbana e rural de Diamantina, MG. Em geral, os professores não demonstraram perceber a interdependência entre os elementos naturais e sociais no meio ambiente e conceituam Educação Ambiental como um processo de transmissão de conhecimento. A maioria realiza atividades de Educação Ambiental esporadicamente e desconhece aspectos relevantes da natureza regional e das ameaças que pairam sobre ela. De modo geral, os professores acreditam que seria adequado aumentar a frequência e a qualidade das atividades de Educação Ambiental bem como transmitir conhecimento e incentivar a valorização da natureza regional pelos alunos, e apontaram a necessidade de atualização/capacitação. Não foram detectadas diferenças significativas entre os professores das zonas urbana e rural, mas recomenda-se que ações de formação considerem as especificidades locais das escolas em seu planejamento, para que correspondam às expectativas do público e atendam melhor as suas reais necessidades.
Referências
ALMEIDA, M. P. Q.; OLIVEIRA, C. I. Educação ambiental: importância da atuação efetiva na escola e o desenvolvimento de programas nessa área. Revista eletrônica de mestrado em educação ambiental, v. 18, p. 12-24, 2007. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3309/1969>. Acesso em: 20 set. 2013.
BERGMANN, M.; PEDROZO, C. S. Percepção Ambiental de Estudantes e Professores do Município de Giruá, RS. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 19, p. 139-156, 2007. Disponível em: < http://www.seer.furg.br>. Acesso em: 8 jul. 2014.
BEZERRA, M. O.; GONÇALVES, A. A. C. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE. Biotemas, v. 20, n. 3, p. 115-125, 2007.
BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. S. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos de Pedagogia. v. 82, n. 200-201-202, p. 57-69, 2001.
CAMARGO, L. J.; LUCA, A. Q.; SILVA, J. P. Representações sociais acerca do meio ambiente de moradores do entorno de uma unidade de conservação em Campinas-SP. In: IV Encontro Nacional da ANPPAS. Brasília: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2008.
CARVALHO, I. C. M. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental - Cadernos de Educação Ambiental. Brasília: IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, 1998.
COSTA, A. M. F. C. Formação de professores para inclusão da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. In: Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, Ministério da Educação e Cultura. p. 83-88, 2001.
COSTA, C. M. R.; HERRMANN, G.; SOARES, C. M.; LINS, L. V.; LAMAS, I. R. Biodiversidade em Minas Gerais: um atlas para sua conservação. Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas, 1998.
COSTA, M. F. B.; MONTEIRO, S. C. F.; COSTA, M. A. F. Projeto de educação ambiental no ensino fundamental: bases para práticas pedagógicas. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 21, p. 133-144, 2008. Disponível em:
http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3040/1719>. Acesso em: 18 jun. 2013.
DRUMMOND, G. M.; MARTINS, C. S.; MACHADO, A. B. M.; SEBAIO, F. A.; ANTONINI, Y. Biodiversidade em Minas Gerais: um atlas para sua conservação. Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas, 2005.
FERNANDES, R.; SOUZA, V. J.; PELISSARI, V. B.; FERNANDES, S. T. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Disponível em <http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2012.
FLORENTINO, H. S.; ABÍLIO, F. J. P. Percepção Ambiental do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Trajano Nobrega, Município de Soledade-PB, sobre os conceitos de meio ambiente e educação ambiental. In: X Encontro de Extensão UFPB-PRAC, João Pessoa, 2001.
GOULART, M. F.; DINIZ, M. F. Percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental como subsídio para educação ambiental e conservação de uma paisagem cárstica. Áreas Protegidas e Inclusão Social, v. 6, p. 412-422, 2013.
GOUVÊA, G. R. R. Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental. Educar, n. 27, p. 163-179, 2006.
GUERRA, A. F. S.; GUIMARÃES, M. Educação Ambiental no contexto escolar: questões levantadas no GDP. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 155-166, 2007.
GUIMARÃES, M. Diagnóstico da percepção sócio-ambiental de professores em Xerém (Duque de Caxias/RJ) e as relações com o processo de modernização. In: I Encontro Nacional da ANPPAS, Indaiatuba, 2002.
LIMA, A. M.; OLIVEIRA, H. T. A (re) construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 321-337, 2011.
MACHADO, J. T. Um estudo diagnóstico da educação ambiental as escolas de ensino fundamental do município de Piracicapa/SP. In: IV Encontro Nacional da ANPPAS, Brasília, 2008.
MEYER, M. Reflexões sobre o panorama da Educação Ambiental no ensino formal. In: Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, Ministério da Educação e Cultura, 2001, p. 89-92.
NARCIZO, K. R. S. Uma Análise sobre a importância de trabalhar Educação Ambiental nas escolas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, p. 86-94, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2807/1583>. Acesso em: 11 out. 2013.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
REZLER, M. A.; SALVIATO, G. M. S.; SALVI, R. F. A opinião de professores de ciências e biologia sobre atitudes e valores em educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 19, p. 1-13, 2007. Disponível em: <http://www.seer. furg .br/remea/article/view/4627/2930>. Acesso em: 13 mar. 2013.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, v. 10, 1997.
SENA, L. M.; GARLA, R. C.; ANDRADE, D. F. Formação continuada de professores em educação ambiental: proposta metodológica utilizada em Fernando de Noronha, PE. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 18, p. 361-378, 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/a rticle/view/3560/2123>. Acesso em: 25 set. 2012.
SILVA, J. A.; MACHADO, R. B.; AZEVEDO, A. A.; DRUMOND, G. M.; FONSECA, R. L.; GOULART, M. F.; MORAES JR., E. A.; MARTINS, C. S.; RAMOS NETO, M. B. Identificação de áreas insubstituíveis na Cadeia do Espinhaço, estados de Minas Gerais e Bahia, Brasil. Megadiversidade, v. 4, p. 248-270, 2008.
SILVA, M. M. P.; LEITE, V. D. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 20, p. 372-392, 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article /view/3855/2299>. Acesso em: 15 out. 2012.
SOUZA, P. P. S.; FARIA, A. P.; PEREIRA, J. L. G. Representação social de meio ambiente educação ambiental nas escolas públicas de Teófilo Otoni-MG. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, s/d. Disponível em <http://www.unipacto.com.br/pesquisa_ extensao/formularios/ac/ac_ed_2.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2012.
TERAMUSSI, M. T. Percepção de estudantes sobre o Parque Ecológico do Tietê, São Paulo-SP. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
TORRES, D. F.; OLIVEIRA, E. S. Percepção Ambiental: instrumento para a educação ambiental em unidades de conservação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 21, p. 227-235, 2008. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/remea/ article/view/3046/1725>. Acesso em: 7 nov. 2012.
TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007.
VALENTIN, L.; SANTANA, L. C. Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública. Revista Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espinhaço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.