QUAIS OS FATORES PODEM INFLUENCIAR O DESENVOLVIMENTO O DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE ESTIMULAÇÃO AQUÁTICA

um estudo exploratório

Autores/as

  • Júlia Carvalho de Almeida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Thales Rodrigues Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Regina Alves Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Ana Carolina Batista Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Wellington Fabiano Gomes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Rosalina Tossige Gomes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Rosane Luzia de Souza Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.705

Palabras clave:

Desenvolvimento infantil, Criança, Estimulação, Habilidades

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o desenvolvimento infantil e seus determinantes, considerando crianças em admissão para o projeto de estimulação aquática Nada Melhor. Em sua metodologia vários aspectos foram verificados, sendo que para caracterizar o nível socioeconômico foi usado o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), além disso com o intuito de avaliar as oportunidades no domicílio foi utilizada a versão adaptada para o português Affordances in the home Environment Motor Development - infant scale (AHEMD-IS). Os participantes foram crianças advindas de um programa de natação, logo o estudo pode ser classificado como transversal, exploratório e quantitativo, de modo que foi criado um questionário com dados de identificação, informações sobre a gestação e aspectos sociodemográficos da família. Como variável dependente foi usado o Wellbeing of Young Children (SWYC), assim como foi feita a coleta do perímetro cefálico do lactente e, posteriormente, tais dados foram lançados nas curvas da Organização Mundial de Saúde. A análise dos dados ocorreu por meio do programa PSPP, versão 2.0, sendo realizada uma análise de regressão linear logística bivariada. Os resultados dessa pesquisa indicaram que as variáveis sexo e AHEMD motor grosso se associaram significativamente com o desenvolvimento infantil (SWYC marcos do desenvolvimento). A análise de dados de 49 meninos e 52 meninas, evidenciou que ser do sexo feminino e ter uma maior quantidade de brinquedos de motricidade grossa apresentaram respectivamente 0,34 e 5,4 mais chance da categoria do SWYC marcos do desenvolvimento estar adequada. Conclui-se que o comportamento dos lactentes sofre uma ação direta do ambiente o qual estão, portanto fatores como o sexo e a quantidade de brinquedos, ofertados a esse menor, impactam diretamente no desenvolvimento dessas crianças. É possível pontuar ainda que estudos como esse podem agir como um direcionamento para os Estados, à medida que guiados por estimativas científicas eles podem planejar políticas públicas, as quais contemplem as necessidades infantis.

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Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Carvalho de Almeida, J., Rodrigues Pereira, T., Alves Oliveira, R., Carolina Batista, A., Fabiano Gomes, W., Tossige Gomes, R., & Luzia de Souza Morais, R. (2025). QUAIS OS FATORES PODEM INFLUENCIAR O DESENVOLVIMENTO O DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE ESTIMULAÇÃO AQUÁTICA: um estudo exploratório. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 12(27), 17. https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.705

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