A sociedade contemporânea e a configuração da educação moçambicana

Autores

  • Benedito Maurício Sapane Universidade Federal Fluminense – UFF

Palavras-chave:

Flexibilidade, Marxismo, Contemporaneidade, Liberalismo

Resumo

Baseando - se na conjuntura sócio política e econômica que Moçambique atravessou e/ou atravessa desde o período da independência (1975) ate aos dias de hoje, descura - se sobre a problemática da educação contemporânea, tentando trazer diferentes opiniões que possam ajudar a refletir uma escola suscitada por Anísio Teixeira. Para a reflexão faz - se combinações hermenêuticas com vista a construir um pensamento histórico e filosófico sobre a escola moçambicana na contemporaneidade.

Referências

CASTIANO, José e NGUENHA, Severino. A longa duma educação para todos em Moçambique, editora publifix, Maputo, 2013.

LEMME, Paschoal. Educação supletiva/educação de Adultos. In: Lemme, Paschoal. Memórias de um educador, volume 5. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

SENET, Richard. A corrosão do caráter. Consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de janeiro. Record, 2006.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5ª ed, Rio de Janeiro: ed. UFRJ, 1957.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução á filosofia da educação: a escola progressiva ou transformação da escola. 6ª ed, Rio de Janeiro: PP & A, 2000.

Downloads

Publicado

01-10-2014

Como Citar

Maurício Sapane, B. (2014). A sociedade contemporânea e a configuração da educação moçambicana. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(6), 25. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/817